O movimento
O movimento
As primeiras ideias sobre como a retina/cérebro processam o movimento diziam que:
- O olho humano é limitado a enxergar 24 quadros (frames) por segundo (FPS).
Então, por que as grandes produtoras de jogos eletrônicos, câmeras de vídeos, smartphones e cinema desenvolvem projetos que gravam e reproduzem a taxas acima de 24 FPS?
Porque elimina-se o efeito borrão e aumenta-se a sensação de fluidez (continuidade).
Fomos acostumados à tecnologia de 24 FPS e isso está mudando.
O movimento
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Abaixo há oito quadros diferentes entre si. Não há movimento.
Abaixo há uma reprodução de 8 frames por segundo.
O movimento é a variação da posição de um objeto no transcorrer do tempo.
O movimento
Em um diagrama de movimento
mostramos a posição do cavalo em instantes de tempo igualmente espaçados.
0,125 s
0,250 s
0,375 s
0,500 s
0,625 s
0,750 s
0,875 s
1,000 s
8 frames por segundo.
Perguntas. Uma vez que sabemos a história do cavalo, isto é, seu movimento em função do tempo:
Onde está o cavalo no tempo t = 0,750 s?
Onde está o cavalo no tempo t = 2,000 s?
A
B
C
D
E
F
G
H
Aqui, você precisará de uma função!
O movimento
Os diagramas de movimento são úteis porque pemitem dizer algo sobre o movimento.
A bola ocupa uma única posição. Encontra-se em repouso.
Imagens igualmente espaçadas indicam que o skatista tem rapidez constante.
Distâncias crescentes indicam que a velocista está aumentando a rapidez.
Distâncias decrescentes indicam que o carro está diminuindo a rapidez.
Na subida a rapidez diminui e na descida a rapidez aumenta. No topo a rapidez é nula.
Os intevalos de tempo são os mesmos entre cada imagem.