O movimento

 
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As primeiras ideias sobre como a retina/cérebro processam o movimento diziam que:


- O olho humano é limitado a enxergar 24 quadros (frames) por segundo (FPS).

Então, por que as grandes produtoras de jogos eletrônicos, câmeras de vídeos, smartphones e cinema desenvolvem projetos que gravam e reproduzem a taxas acima de 24 FPS?

Porque elimina-se o efeito borrão e aumenta-se a sensação de fluidez (continuidade).

Fomos acostumados à tecnologia de 24 FPS e isso está mudando.

O movimento

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Abaixo há oito quadros diferentes entre si. Não há movimento.

Abaixo há uma reprodução de 8 frames por segundo.

O movimento é a variação da posição de um objeto no transcorrer do tempo.

O movimento

Em um diagrama de movimento

                       mostramos a posição do cavalo em instantes de tempo igualmente espaçados.

0,125 s

0,250 s

0,375 s

0,500 s

0,625 s

0,750 s

0,875 s

1,000 s

8 frames por segundo.

Perguntas.  Uma vez que sabemos a história do cavalo, isto é, seu movimento em função do tempo:

Onde está o cavalo no tempo t = 0,750 s?

Onde está o cavalo no tempo t = 2,000 s?

A

B

C

D

E

F

G

H

Aqui, você precisará de uma função!

O movimento

Os diagramas de movimento são úteis porque pemitem dizer algo sobre o movimento.

A bola ocupa uma única posição. Encontra-se em repouso.

Imagens igualmente espaçadas indicam que o skatista tem rapidez constante.

Distâncias crescentes indicam que a velocista está aumentando a rapidez.

Distâncias decrescentes indicam que o carro está diminuindo a rapidez.

Na subida a rapidez diminui e na descida a rapidez aumenta. No topo a rapidez é nula.

Os intevalos de tempo são os mesmos entre cada imagem.

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